Essa semana eu publiquei um vídeo de uma turma explodindo uns barris, o título da postagem foi Brincando de rasga-lata #likeaboss, enfim, teve uma galera que chegou a afirmar que era fake, que não era possível um barril de 200 litros voar tão alto. Resumindo, eu descobri como é a brincadeira.

Nesse vídeo, você pode observar a preparação de perto, que consiste em derramar um pouco de água sobre alguns pedaços de Carbeto de Cálcio (CaC2), a água provoca uma reação que libera acetileno (C2H2), ou gás etino, que é altamente inflamável.

Não façam isso em casa, ok crianças?

28 COMENTÁRIOS

  1. O mesmo carbureto se vc enterrar em uma lata com um pouco de Agua e deixar um buraco para sair o Gas etc colocar fogo da a impressão que o chão Ta pegando fogo!E muito legal ara fazer a noite.Tem para vender em casa que trabalha com material para solda.

  2. Esse Carbeto de Cálcio (CaC2) conhecido em lojas como carbureto é usado em soldas de oxigênio, e pra vcs terem uma ideia ele pode explodir um tambor 5x mais grosso que esse ai. Os aparelhos de solda de oxigênio usam esse gas liberado pelo carbeto em combinação com o oxigênio para fazer soldas ou até mesmo derreter ferro

  3. A gente nota que cada um tem a sua função e sabe o que está fazendo.Agora ,imaginem um trio cheio de cachaça tentando fazer a mesma coisa.No minimo um deles vai passar o resto da vida escovando os dentes com os pés…

    • Essas pedras eram utilizadas antigamente para soldagem, principalmente em funilarias. Lembro quando criança joguei uma pedrinha dessas no vaso sanitário da casa do meu tio e acendi um fósforo, adivinha? O acento derreteu inteiro.

  4. não acredito que vocês não entenderam ainda como funciona…kd as aulas na escola gente?? uhauhauhauha JEZUIS!

  5. Fazia isso com garrafa pet, colocava umas pedras e um pouco de agua e fechava, tacava na fogueira e buuuum!!!!

  6. eu fazia isso com lata de nescau qndo era criança, logico , era um adulto pai dum amigo meu q arrumava td asuhepsheaueh

  7. Tem um pequeno furo em cima do Barril mais ou menos aos 0:05 dá pra ver o furo, e percebam que enquanto o outro saí pra pegar a vara o outro cidadão fica segurando, o furo pra não deixar o gás escapar isso se vê claramente aos 0:31 segundos

  8. Mas da pra ver que ele ateia fogo em um pedaço de jornal ou algo do tipo na ponta da vara e vai para próximo do barril. Então provavelmente é isso que geral a explosão, só a proximidade.

    • PQP vcs sao burros que so uma porta heim, o cara fica com o dedo tampando algo em cima do barril pq sera????????? Tem um buraco em cima onde o gas vaza por isso o dedo, depois ele coloca fogo no papel ou sei la oq e coloca em cima do buraco o gas em contato com o papel em chamas causa a a explosao!

  9. ta …
    continuei sem entender 100% da ideia da brincadeira ae !
    De esquentar o (C2H2) de dentro do barril e ele entra em combustao ?

    Tipo ele queima apenas de se esquentar , sem contato com a chama ? ( essa eh a minha questao )

    • Quem nunca fez isso em um lata de chocolate em pó???
      Eu fazia assim, fazia um furinho na lata em baixo, ai colocava a pedra la dentro, molhava um pouco e tampava, ai deixava ele virada com o furo na lata virado pra cima, ai acendia um forforo perto do furo e PUMMM, o barril é igual. Simples Assim.

    • Seguinte: A água quando entre em contata com Carbeto de Cálcio provoca uma reação que libera um gás inflamável, esse gás fica se acumulando dentro do barril, dai o cara tira o dedo do “respiro” do barril e uma pessoa coloca fogo, ai ocorre a combustão do gás e a explosão!

      No chão, você pode notar que tem alguns pedaços de Carbeto de Cálcio, o cara apenas joga água em cima desses pedaço, note que começa a fumaçar, pois bem, essa fumaça é inflamável, entendeu?

      Veja esse vídeo, fica mais fácil compreender:

      http://www.youtube.com/watch?v=clY3egLRWm4

    • Tem um buraquinho no barril. Dá pra ver que por um bom tempo um cara fica com um dedo sobre o buraco pra não deixar o gás sair. Depois é só aproximar o fogo desse buraco e bum!!!!

    • Sem querer ser chato, mas você não teve infância ? Não importa se entendeu ou não o conceito, acontece que todo moleque deveria saber disso. Alguns usavam latas de alumínio ( o resultado era legal ), outros usavam aqueles ovos de “kinder-ovo”, onde também dava um “estouro” legal. Usa-se o carbeto de Cálcio, para uma maior pressão, mas também pode-se fazer isso com Pó Royal.

Leave a Reply