Eu acho sensacional conferir histórias como essas do lutador Toquinho, o cara sempre teve uma vida sofrida, começou a trabalhar com 7 anos, sempre esteve envolvido em trabalhos braçais e envolto a muito sacrifício para conseguir ter o que comer, trabalhou na roça, como catador de lixo até que encontrou um espaço no esporte, mais propriamente no Jiu-jitsu.

Sensacional a humildade do rapaz, passa um ar de pessoa de bom coração. Bela história de vida Toquinho.

E depois dizem que o esporte não transforma vidas, hein?!?

Dica do usuário Hudyson, por email

33 COMENTÁRIOS

  1. Aqui quem comenta e uma ex colega la do mestre tonico, fiquei feliz e muito emocionada de ver seu depoimento. eu presenciei o sofrimento de vcs hj pude ver tb sua vitoria.SONHAR E POSSIVEL E TER FE E CONQUISTA. PARABENS FELICIDADES DE SUA EX-COLEGA MIRIAM

  2. Alessandro
    1 de setembro de 2011 às 10:56

    Também me comovi com esse video… Mas o Toquinho é meio maldoso, cara. Ele sempre dá umas porradas a mais no cara, depois de o juiz encerrar. E quando tá finalizando, principalmente nos leglocks e footlocks, o cara bate, grita e ele não solta. Machuca. Ele é meio desleal, mas o admiro muito. Valeu Dan.

    DESLEAL NADA, NO UFC RIO ELE VIU Q O CARA TINHA PARADO DE SE DEFENDER E REGIR E PAROU DE BATER, DPS Q O CARA VIU Q O JUIZ NÃO TINHA PARADO A LUTA ELE FOI LA PRA CONTINUAR A LUTA, PQ ANTES DO JUIZ FALAR Q NÃO TINHA PARADADO O AMERICADO JA TINHA LEVANTANDO E IDO PRO CORNER DE CABEÇA BAIXA,
    A REGRA É CLARA AMIGO, A LUTA SO ACABA QUNADO JUIZ PARA, FORA ISSO, CONTINUA BATENDO, QUEM TA ALI DENTRO TA CIENTE DE TUDO ISSO,

    • Como vc ja deve ter visto, ele quase perdeu varias lutas por ser “bonzinho” demais, no calor da luta, as vezes com o oponente batendo nele pra ele soltar ou o juiz em cima, o cara não percebe.

  3. Alessandro. Nesse vídeo desleal estava sendo o oponente q estava usando o calcanhar na cara do toquinho. Isso nao pode.

  4. Alessandro, se o Toquinho fosse desleal haveria concerteza punição por parte da diretoria do UFC. Você está equivocadamente confundindo deslealdade com vontade. Desleal, por exemplo, seria atirar golpes ilegais, isto é, proibidos pela legislação máxima do esporte, ao adversário. O exemplo mais cretino que há de se despejar nesse comentário é o do Anderson Silva contra o Okami. O Aranha utilizou, mesmo que por forma involuntária, um golpe que é expressamente proibido pelas regras, o que levou ao brasileiro a derrota tanto quanto polêmica. Por outro lado, o excesso de vontade faz com que o lutador não mensure os limites, pois é alimentado pelos ânimos ardentes de uma luta que levará ao bolso do vencedor as bagatelas de doláres, e é de praxe humana capitalista a busca pelo dinheiro. Sem levar em conta é claro a tamanha rivalidade entre os lutadores. Portanto, antes de qualquer levante de opinião reflita e defina o que quer passar aos demais leitores.

      • Eu já vi uma luta dele fazendo exatamente a mesma coisa no UFC também… não lembro contra quem, mas se for o caso pesquiso aqui depois e descubro… Os comentaristas até comentaram que ele não soltava, e que isso poderia ter sido um pouco desleal por parte dele… Não tô chamando ele de desleal nem nada, até por que, muitos já se prejudicaram, achando que a luta tinha acabado quando na verdade não tinha, que foi o caso do Murilo Bustamante muitos anos atrás por exemplo, ou mesmo o caso do Toquinho no UFC Rio… Por isso ele pode segurar mais do que deveria, só pra garantir mesmo, só pra não ter erro… Mas só queria dizer que já vi ele fazendo isso também, e em luta no próprio UFC sim.

      • A partir do 1:27 o oponete despachou chutes com o calnhar, estes sim desleais. Acho que maldoso nao eh a palavra certo, e sim mais violento que o normal… O cara é um monstro, muito dificil de controlar a força, ele é bruto, teve uma infância difícil, como ele mesmo afirma. É díficil ele querer pegar leve nos ringues, ele eh casca grossa mesmo… Concordo que errou nessa luta desse link, mas foi uma questão recíproca…

      • se voce quis dizer que as vezes ele passa do limite por nao conseguir se controlar, eu concordo, mas discordo se voce disser que ele é maldoso por natureza, ou que nao é um atléta digno do MMA…

      • Assista o vídeo inteiro sabichão, o oponente pedalou pra sair da chave de calcanhar! Isso sim proibido no MMA!! Se fosse eu no lugar dele, teria feito o mesmo!

  5. Valeu demais!
    só tem um erro no vídeo, a cidade de Minas se chama Dores do Indaiá, e não “Dois” do Indaiá…
    Muito massa…

  6. Também me comovi com esse video… Mas o Toquinho é meio maldoso, cara. Ele sempre dá umas porradas a mais no cara, depois de o juiz encerrar. E quando tá finalizando, principalmente nos leglocks e footlocks, o cara bate, grita e ele não solta. Machuca. Ele é meio desleal, mas o admiro muito. Valeu Dan.

    • não é bem assim não cara, eu realmente já vi ele fazendo isso, mas voce tem que ver que os caras são malas. Nessa luta de agora mesmo, no UFC Rio, na hora que ele tava batendo no cara, ele gritou como se estivesse pedindo pra parar, mas quando ele parou de bater o cara quis continuar a luta e ainda quase ganha do Toquinho. Ele é um grande lutador, mas realmente não é muito ‘esperto’ pra certas coisas, ja que já é a segunda vez que ele quase perde por motivos bobos, a primeira vez foi contra o Nate Marquardt.

      • Concordo contigo, Lucas. Acho que exagerei quando disse que ele era desleal. Já vi ele sendo, 1 vez, nesse vídeo que você já deve ter visto (aliás, acho que dos que comentaram aqui, vc foi o unico que deve ter visto) http://www.youtube.com/watch?v=kYQaV7QrqI0&feature=related. Baita lutador, não quero criticar, nem polemizar. Acho que ele não é muito esperto pra isso mesmo. Abraço.

    • Nao fala merda cara, basta assistir a ultima luta dele no ufc, o cara bateu e ele soltou na hora, sem o juiz ver. dai n valew e teve que continuar a luta. Se ele fosse desleal ja teria sido demitido. Brasileiro sempre tem que dar um pitaco onde n tem o que falar…

    • Vc deveria ao menos se informar sobre a história do lutador antes de falar essas besteiras. É o cara mais humilde que existe no UFC e inclusive ele já perdeu luta por ter o coração bom… Hj ele segura até machucar exatamente por isso, mas não pq ele quer. Sabe nada da história do cara e vai criticá-lo ?!

      • Cara, vcs que não conhecem e ficam falando. Vocês só viram algumas lutas dele no UFC. Se for ver luta de antes. Tem uma que ele pega o joelho do cara, sim e não pára. Se quiserem, eu coloco o link do vídeo. Os caras vêem uma luta e acham que sabem. É claro que na maioria das lutas ele larga na hora que o cara bate, mas REPITO: já vi o cara bater, gritar de dor e ele não largar. aqui está o link dele dando uma chave de calcanhar. O cara bate e ele não pára de puxar: http://www.youtube.com/watch?v=kYQaV7QrqI0&feature=related

      • porra, ta de sacanagem o maluco da uma pedalada ilegal na cara do outro e tu ainda vem falar merda, se fosse eu tinha levado o joelho dele pra casa…e ainda vem criticar os outros falando merda.

      • Alessandro, só quem luta sabe o que rola nos bastidores. As vezes os cara falam tanto antes da luta, sem os olhos das câmeras, que tu entra lá descontrolado.
        Digo isso e reforço, coitados dos que pensam que o Anderson Silva é humilde. (excelente lutador) mas não é humilde.

    • nesse video o cara bate quando o toquinho pega o braco dele e depois continua a lutar… depois quando o toquinho pega a perna dele ele enfia o calcanhar na cara do toquinho, vc faria o que no lugar do toquinho? largava a perna e ficava tomando? quem tem q parar a luta quando deve é o juiz. quando ele parou a luta o toquinho soltou…

Leave a Reply