A cada dia que passa, viciados em futebol (como eu) passam a pensar cada vez mais em uma coisa apenas: Copa do Mundo. No evento, diversas coisas chamam minha atenção: as curiosidades, as culturas diferentes, as zebras, os uniformes…

Pensando nessa última opção, resolvi averiguar com que roupa as seleções vão ao Mundial, ou seja, quem fornecerá o material esportivo de cada seleção na Copa.

Sem surpresas, a empresa que patrocina mais seleções é a Adidas (12), para minha alegria, que terei mais camisas belas para ver (para mim, os uniformes Adidas são bem melhores que o do principal concorrente, a Nike).

A Nike vestirá nove seleções, duas a mais que a Puma. Outras empresas patrocinam apenas 1 país (Umbro-Inglaterra, Hummel-Coreia do Norte, Joma-Honduras e Brooks-Chile).

Em resumo, três empresas dominam o mercado. Se pensarmos que craques do marketing defendem que, numa concorrência ferrenha, apenas duas empresas sobrevivem, creio que o mercado de material esportivo ainda está no lucro.

Em quem vocês apostam para vencer a Copa? Qual empresa conseguirá exibir sua logomarca na camisa campeã mundial? Lembrando que nas últimas três Copas tivemos revezamento das empresas: Adidas (França-98), Nike (Brasil-2002) e Puma (Itália-2006).

País – Uniforme:

África do Sul – Adidas
México – Adidas
Uruguai – Puma
França – Adidas
____________
Argentina – Adidas
Nigéria – Adidas
Coreia do Sul – Nike
Grécia – Adidas
___________
Inglaterra – Umbro
EUA – Nike
Argélia – Puma
Eslovênia – Nike
_______________
Alemanha – Adidas
Austrália – Nike
Sérvia – Nike
Gana – Puma
___________
Holanda – Nike
Dinamarca – Adidas
Japão – Adidas
Camarões – Puma
_____________
Itália – Puma
Paraguai – Adidas
Nova Zelândia – Nike
Eslováquia – Adidas
_________
Brasil – Nike
Coreia do Norte – Hummel
Costa do Marfim – Puma
Portugal – Nike
___________
Espanha – Adidas
Suíça – Puma
Honduras – Joma
Chile – Brooks

Levantamento feito com ajuda do jornalista Daniel Nobre.