Wow, com essa eu fiquei surpreso!

O cara fez um sifão com uma mangueira bem fina e colocou em cima de uma caixa de som fazendo que a mangueira passasse bem em frente ao auto-falante e filmou a forma como a água saía da mangueira.

Apenas isso, entretanto duas coisas super interessantes podem ser observadas, a primeira é que a água revela as invisíveis ondas sonoras e a segunda é que a captação das imagem acabou gerando a ilusão de que a água ao sair estaria flutuando, entendeu? Não! Ok, assista que entenderás!

Se eu tiver “viajado” nas minhas interpretações sobre o vídeo, por favor, me corrijam!

21 COMENTÁRIOS

  1. A resposta é timing. Um perfeito e eletrônico timing. Na medida em que a água passa pelo tubo, ela começa a vibrar na mesma frequência da caixa de som. Por sua vez, a DSLR usada na filmagem tem sua taxa de atualização sincronizada de acordo — cada gotícula e filete pulsa no exato momento em que a câmera registra as imagens para criar movimento ou, nesse caso, a falta dele. Um truque extremamente elegante. Agora que você sabe o segredo, vá em frente e desafie as leis da física você também. Fonte Gizmodo Brasil

  2. Isso é o efeito estroboscopico. A camera esta com uma velocidade de shutter em sincronia com a luz, as gotas parecem estar paradas pois o som constante faz as gotas sairem em uma taxa constante e sincronizada com a luz e a camera.

  3. Não sou físico nem nada mas isso é, nada mais nada menos, a vibração do som sendo transmitida pra a corrente da água ao cair.

  4. Pra mim é igual quando vc filma um helecoptero no ar com uma camera ruim, que não pega muitos frames por segundo, no caso parece que a hélice esta parada…. Acho que é algo assim

    • Exatamente, o auto-falante deve estar em na mesma frequência da câmera, desta forma acaba “quebrando” o fio da água e gerando este efeito, mas, à olho nú não ficaria desta forma.

  5. o que acontece é que ele ajusta a frequencia do alto falante para a mesma frequancia da camera, como as frequencias são as mesmas a sensação é de que esta tudo parado, é a mesma coisa que acontece quando com um video que tem na net de um helicoptero voando, mais a camera capta a helice parada, outro exmplo comum é quando vc olha a roda de carro e apartir de uma certa velocidade ela parece rodar ao contrario as vezes parece estar parada…

  6. Cara, foi mal mais vou ter que desmentir você. O que produz o efeito espiral é a vibração da saída da mangueira! nada de som! Tá! tem a ver com som por que é uma caixa de som, mas que para o experimento, foi um vibrador.

    • O efeito espiral é obvio que decorrente da vibração do alto falante.. mas a questão é como ele filma a agua parada. =D

  7. Pode ser que ele tenha alterado a velocidade de captação da camera deixando igual ao da frequencia do som. por exemplo de 60hz.. não sei.. curioso

  8. Eu só acredito vendo, tem alguma coisa muito errada nesse vídeo. Vou reportar Deus sobre um bug aqui na Terra.

Leave a Reply