Como conseguir backlinks: aprenda as táticas mais usadas!

Uma das mais eficazes técnicas de SEO é a utilização de backlinks. Eles podem fazer com que o tráfego orgânico do seu site aumente consideravelmente. Mas qual a melhor forma de conseguir esses preciosos links? Um ponto importante é saber que é preciso cautela e paciência para conseguir backlinks de qualidade.

Eles são marcadores importantes para que Google considere o seu site confiável servindo como uma espécie de “recomendação” do buscador para quem faz uma pesquisa sobre determinado tema. Dessa forma, bons backlinks indicam mais credibilidade e, consequentemente, mais acessos para a sua página.

O que são backlinks?

o que são backlinks

Alguns profissionais de SEO tentam “trapacear” criando alguns processos de criação de backlinks por meios suspeitos. Entretanto, o Google tem agido cada vez mais atento no sentido de considerar apenas aquelas links que funcionam de forma confiável. Saiba que um investimento intenso nas estratégias de conseguir links pode aumentar bastante os seus resultados.

Em forma resumida: quanto mais links interessantes você incluir no seu site, mais confiável ele vai parecer. A métrica pode ser baseada em outros dados como: idade do domínio, popularidade, tamanho, dentre outros critérios. Para checar a autoridade do seu site você pode acessar o site “Website Authority Checker” e analisar como a sua página está se saindo. Além de informar a sua pontuação, a ferramenta mostra quantos links externos direcionam para ela.

como conseguir backlinks

O ideal é fazer essa verificação de forma periódica e entender se as métricas estão correspondendo ao seu trabalho com os backlinks. Com a melhoria da autoridade de domínio, certamente o seu site ficará mais bem classificado nas pesquisas realizadas no Google.

Importância da Qualidade dos backlinks

Um dos grandes desafios para quem tem um site ou blog é manter a qualidade dos backlinks. E qualidade nem sempre tem relação com quantidade, ok? Portanto, não esqueça que um grande número de backlink nem sempre significa que eles trarão confiabilidade para o seu site.

Conheça algumas das melhores formas de criar backlinks para obter um impacto duradouro e positivo nas buscas no Google:

Guestpost

O Guest Posting é uma prática muito interessante. Ela consiste em enviar conteúdos para outras páginas de forma gratuita. Você pode, inclusive, fazer a troca desses links com outros sites. Dessa forma, todo mundo sai ganhando ao adquirir conteúdo de qualidade. Lembre-se de contribuir apenas com aquelas páginas que tenham afinidades com o seu site e de aceitar aqueles que estão dentro do seu campo de atuação.

Links quebrados

Tome muito cuidado com links quebrados. Até mesmo sites maiores podem sofrer com essa situação e acabam apontando para links para páginas que não mais existem. Lembre que isso pode deixar a experiência dos usuários comprometida e também fazer com que os sites de busca não consigam fazer uma indexação correta.

links

Uma alternativa é a utilização de programas para que esses erros possam ser corrigidos. Dessa forma, o proprietário do blog tem oportunidade de arrumar essa situação e o público pode acessar conteúdos de qualidade e atualizados. Uma ferramenta bem eficiente para a identificação de link é a Ahrefs Broken Link Checker.

Bons conteúdos

Pense em bons conteúdos e procure observar o comportamento dos seus concorrentes. Observe que artigos do seu nicho estão especialmente chamando a atenção dos usuários e procure fazer algo semelhante. Mas não vale cópia, combinado?

Autenticidade

Procure construir conteúdos de forma mais original possível. Utilize pesquisas, dados e procure inserir a maior parte de informações relevantes sobre um determinado assunto. Você também pode ir aos poucos identificando o que o seu público costuma consumir com mais frequência.

Fotos atrativas

Não se esqueça de boas fotos! Elas podem fazer toda a diferença nos acesso ao seu site. Além disso, você pode complementar os artigos com vídeos e infográficos que explicam um pouco mais sobre o assunto.

Outras formas de conseguir bons backlinks

Já pensou em convidar um especialista para participar de uma entrevista em seu site? Saiba que essa é uma excelente forma de dar mais visibilidade aos seus conteúdos e consolidar uma forma incrível de conseguir backlinks.

Após a divulgação do conteúdo com o especialista procure fazer a divulgação da entrevista por meio de uma e-mail marketing para outros sites do mesmo nicho. Dessa forma, eles podem utilizar aquele link nas suas páginas e fazer com que o seu site tenha mais acessos e reconhecimento por meio dos sites de busca. Outra tática interessante é enviar o link do conteúdo para que o próprio entrevistado possa encaminhar para os seus contatos e redes sociais.

backlinks como obter

O site Webnode oferece uma boa alternativa para a inscrição em diretórios online certificados e reconhecidos em todo o mundo. É muito importante fazer o seu cadastro neles para fazer com que o seu site fique ainda mais conhecido.

Outra opção bastante interessante é visitar alguns fóruns da internet e procurar distribuir links interessantes do seu site. Alguns dos fóruns permitem que você possa criar uma espécie de assinatura ao comentar em um tópico. Procure deixar sempre um link para o seu site e construa também uma interação com a comunidade que também frequenta esses espaços.

Como conseguir backlinks rápido?

Essa pode ser uma ótima maneira de fazer contatos e, consequentemente, conseguir bons backlinks.

Por fim, não podemos esquecer elas. Sim, estamos falando das redes sociais, essas incríveis ferramentas de comunicação e interação no mundo da internet. O interessante é construir perfis do seu site em diversas redes como: Twitter, Facebook e até mesmo no Instagram.

como conseguir backlinks facebook

O ideal é compartilhar alguns links de conteúdos interessantes e que podem chamar a atenção do seu público. Com mais visitações, certamente sua página vai ganhar mais visibilidade. Além disso, as oportunidades de uso e troca de backlinks pode crescer cada vez mais.

Dessa forma, não encare o SEO como um bicho de sete cabeças, afinal, as técnicas podem ser descomplicadas e muito úteis. Procure se dedicar ao tema e invista sempre na criação de conteúdos criativos e interessantes para o seu segmento. Evite o spam e utilize com muita sabedoria as diversas ferramentas que podem auxiliar a conseguir backlinks e intensificar ainda mais os tráfegos orgânicos. Vamos experimentar?

Date: maio 20, 2020